Palestra TDAH, com a Neuropediatra Dr. Mayara


Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH)
Repasse Palestra dia 19 de setembro 2018
Dr. Mayara Cantalice Vogel da Silva.





INTRODUÇÃO:

TDAH (hiperatividade) X agitação não são sinônimos!
A agitação não significa um transtorno e pode somente ser um perfil de personalidade.
O TDAH Não resulta de má educação, falta de limites, perda de oportunidades, abandono afetivo ou lares desajustados.
Não Resulta de uma sociedade hiperativa, informatizada.

IMPORTÂNCIA:
O TDAH é um Transtorno que leva a problemas:
Problemas sociais, afetivos, de autoimagem,
Ansiedade, dificuldades de relacionamentos, impulsividade.

CONSEQUÊNCIAS:
Mais desavenças familiares,
Mais exposições a acidentes,
Risco maior de gravidez na adolescência, abuso de substâncias,
Separação conjugal, abandono afetivo.
ETIOLOGIA:
Apesar do grande número de estudos já realizados, as causas precisas do TDAH ainda não são conhecidas.

MULTIFATORIAL:
Influência de fatores genéticos e ambientais.

DIAGNÓSTICO:
É Clínico !!!
Não há um marcador biológico definido
O TDAH é um problema que se identifica pela observação do comportamento, da cognição e do rendimento em situações sociais, afetivas e acadêmicas.
Critérios diagnósticos: DSM – 5 ( Livro de códigos internacional de doenças)
Escalas de avaliação: SNAP IV ( Questionários que avalia o comportamento da pessoa)
Tríade: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

ITENS IMPORTANTES:
Normalmente, crianças com TDAH apresentam uma história de vida desde a idade pré-escolar.
Para o diagnóstico de TDAH, é fundamental ter pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou seis dos sintomas de hiperatividade/impulsividade.
Persistência dos sintomas em vários locais e ao longo do tempo.
Sintomas que ocorrem apenas em casa ou somente na escola devem alertar o clínico para a possibilidade de que possam ser apenas sintomas de uma situação familiar caótica ou de uma metodologia em sala de aula inadequada.

TIPOS:
O DSM- IV subdivide o TDAH em três tipos, quais sejam:
TDAH com predomínio de sintomas de desatenção (20-30%)
TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade (15%)
TDAH combinado (50 – 75%)
COMORBIDADES:
Há uma alta prevalência de comorbidades no TDAH:
Transtorno de conduta e TOD (30 a 50%)
Depressão (15 a 20%)
Transtornos de ansiedade (25%)
Transtornos de aprendizagem (10 a 25 %)

DICAS PARA OS PROFESSORES:
1- Estabeleça rotinas
2- Crie as regras da sala de aula
3- Agenda escola/casa
4- Sentar na frente na sala de aula:
5- Matérias mais difíceis no início da aula:
6- Pausas regulares:
7- Ensine técnicas de organização e estudo:
8- “Tempo extra” para responder ás perguntas
9- Questione sobre dúvidas em sala de aula:
10- Estimule e elogie:
11- Premie o bom comportamento em sala de aula:
12- Traga a aula para o dia a dia do aluno
13- Seja simpático:
14- Dividir trabalhos por partes:
15- Agenda e lista de atividades diárias:
16- Leitura sobre os transtornos comportamentais
17- Seja assertivo:
18- Esteja alerta e antecipe problemas:
19- Faça contato visual
20- Utilize a internet:
21- Estimule a prática de esportes:

SUGESTÃO DE PREMIAÇÕES ESCOLARES:
- Ser o “ajudante” do professor;
- Apagar o quadro;
- Escrever no quadro;
- Buscar equipamento para a aula;
- Sair para beber água;
- Ponto positivo na média;
- Elogio verbal;
- Elogio no caderno;
- Elogio no caderno de comunicação com os pais.

ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA:
- Acenda e apague as luzes da sala de aula;
- Diga frases do tipo: “Atenção, todo mundo!”, “Vamos lá, turma!”;
- Bata palmas;
- Utilize giz ou marcadores coloridos no quadro;
- Faça contato visual durante todo o tempo com os alunos, especialmente com os mais desatentos.
- Utilize recursos multimídia, como computadores, retroprojetores, vídeos, músicas e internet.




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