ARRAIÁ DO INFANTIL II e III A e III B



O mês de Junho deixará lindas lembranças para as turmas do Infantil II A e III A e B. Junho é reconhecido nacionalmente devido as festas juninas, sua essência ressalta questões multiculturais de nosso país, sendo assim as crianças desenvolveram muitas atividades ligadas a esta temática e aprimoraram seus conhecimentos em relação as cores, formas, sentidos sensoriais (olfato, paladar, audição e visão), e valores, que foram estimulados por meio do lúdico, ao explorar sobre a tradição, culinária, traje, músicas e brincadeiras típicas desta festa que é "bão dimais sô".
O primeiro contato da turma foi uma roda de conversa realizada pela docente Iolita Cassiana Desidério e pelas monitoras Sara H. Feller e Beatriz A. Amorim. Neste momento a docente introduziu o tema e com entusiasmo as crianças contaram suas vivências com vários relatos e aproveitando o “trem”, a professora ressaltou inicialmente os perigos que devem ser evitados nas festas de São João, como por exemplo, soltar balão de fogo, criança perto da fogueira e outras brincadeiras perigosas. Mas, para deixar a festa "boa sô", as crianças confeccionaram bandeirinhas para a decoração da sala, utilizando recursos diferenciados como a pintura com guache, forma e bola de gude. O reconhecimento das cores, entendimento de formas geométricas, o aprimoramento motor e a diversão estavam mais do que garantidas.



 Cai cai balão! A musicalização e as brincadeiras, também marcaram presença nesta festança. As crianças conheceram algumas músicas tradicionais, que possibilitaram o contato com palavras, ritmos, artistas e danças novas, saindo do senso comum, ampliando seu repertório sonoro. Já as brincadeiras realizadas como a dança da cadeira, ovo na colher e jogo da argola, proporcionaram as crianças distração e relaxamento físico, porém incitou um esforço intelectual, em que as mesmas aperfeiçoavam sua identidade, assumindo compromisso e responsabilidade sendo produtora do seu próprio conhecimento.
 






E não podia faltar a comilança! Nesse clima bão foi trabalhado a receita da paçoca, comida típica da festa, qual foi elaborada com ingredientes e muito amor. A receita desenvolveu a abordagem dos números, em que as crianças puderam visualizar quais e quantos eram os ingredientes, e de forma inconsciente trabalhou as grandezas e medidas, apresentando a matemática de forma lúdica e atraente, além de proporcionar aguçamento sensorial do paladar.



Enfim, junho foi muito produtivo e divertido, as crianças se encantaram a cada nova aprendizagem, estavam aprendendo brincando. Após todo processo, chegou o grande dia da “Festa Junina da Escola” ebaaa, em que houve muita alegria e o reconhecimentos dos elementos trabalhados em sala!!! Com muita felicidade e já com o sentimento de saudades, nos despedimos dele e brindamos o mês de Julho com um delicioso suco de uva.





Seja Bem Vindo Julho!
É hora de dar tchau, com amor Infantil II A e III A e B.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Leitura: “A Lagarta Comilona”

Minha Família....poemas produzidos pelos alunos do 5º ano.