PROJETO ÁRVORE DE CEDRINHO E SEUS VALORES 2016

Estamos em 2016 e com ele novos desafios para a continuidade do desenvolvimento do Projeto Arvore de Cedrinho e seus Valores. Temos nesse momento repensado bastante junto à comunidade escolar quebrar velhos paradigmas e restabelecer novas relações nesse processo de reformulação do projeto valores. Já temos uma caminhada iniciada no ano de 2013, com muitos acertos e também erros que fizeram parte deste processo, mas temos consciência que na vida tudo é assim desta forma. Isso nos possibilitou ter experiências em relação a este projeto de valores compreendendo que é impossível nos dias de turbulência que vivemos conceber a educação em um formato isolado, principalmente nos dias atuais em que a família apresenta configurações e realidades distintas e que vive hoje sem dúvidas um momento de perda nas relações e princípios morais. Não o falso moralismo que tanto vivenciamos através das relações sociais, mas princípios humanos, de respeito e amor e comprometimento. Diante deste quadro nosso projeto terá a partir deste ano um novo formato que será seguido a partir das experiências adquiridas e do Programa CINCO MINUTOS DE VALORES HUMANOS. Este programa alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade, mudando o ambiente no entorno do ser e dos seus semelhantes e, assim, mudando o mundo. Dessa conquista viria, paulatinamente, a saúde mental, espiritual, emocional e física. A ideia deste programa surgiu da necessidade de promover uma interlocução entre professores e alunos do Ensino Fundamental acerca dos valores humanos, na tentativa de possibilitar a formação de seres novos e renovados, contribuintes da construção de um mundo melhor com homens e mulheres mais conscientes do seu papel no planeta. Este programa será desenvolvido nas turmas do 4° e 5° ano matutino e vespertino, sendo que nas demais turmas da educação infantil ao 3° ano serão desenvolvidas atividades com os personagens Teófilo, Barnabé e Valentina que buscam através destes desenvolver lições de valores, com narrativas e diálogos que vão tomando corpo, ativando a sensibilidade das crianças e desenvolvendo novas abordagens cognitivas voltadas para questões morais.Os resultados esperados em nossos educandos:


  • Melhora nas aptidões cognitivas sociais;
  • Mais positiva atmosfera na sala de aula;
  • Tolerância a frustração;
  • Aptidões sociais assertivas;
  • Orientações de tarefas;
  • Aptidões com colegas;
  • Partilha;
  • Sociabilidade;
  • Autocontrole;
  • Redução de ansiedade 

EQUIPE ESCOLAR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Leitura: “A Lagarta Comilona”

Minha Família....poemas produzidos pelos alunos do 5º ano.