A Música na Educação Infantil




O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos. São eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e Matemática
A música consiste numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”. Ela esta presente em várias culturas e consiste numa importante forma de expressão humana.
Ainda, a musica esta presente na nossa vida diária e desde cedo as crianças entram em contato com ela, aprendendo e atribuindo a música significados culturais. Vale lembrar que ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos daí a importância do trabalho com este eixo e desde que se estuda a história da humanidade, tem-se observado que a música sempre fez parte da vida do homem. Em qualquer parte do mundo, em todas as épocas, a música e o homem sempre viveram juntos. Podemos suprir que no principio, o homem reproduzia os sons que ouvia na natureza, como o vento forte e seu sussurrar nas folhagens, a água dos rios, o estalar dos galhos, o canto dos pássaros e tantos outros não só com a intenção de imitá-los, mas também porque essa era a música que ele conhecia.
Temos orgulho da qualidade de nossos profissionais, na semana que passou, a Professora Auxiliar,
Daniela Matter Moura, mostrou a sua criatividade, habilidade, e carinho pelos seus alunos do Infantil II, e trouxe um violão, para cantar com as crianças. A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.







As Músicas tocadas foram:
Cai-Cai Balão  - Tom: SOL+
Dona Aranha -  Tom:SOL + 
Formiguinha - Tom: D+/A
Atirei o Pau-no-gato - Tom:SOL+
Sapo-Cururu -  Tom:SOL+
Sapo- Pé - Tom:SOL +
Tomatinho - Vermelhinho -  Tom:Sol, RE, DÓ
A Casa - Tom: Sol+
Pirulito que bate-bate - Tom:Sol
A loja do Mestre André - Tom:A+


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Leitura: “A Lagarta Comilona”

Minha Família....poemas produzidos pelos alunos do 5º ano.