LANÇAMENTO Diretrizes Curriculares Municipais marcam a história da educação brusquense


Uma marco na história da educação municipal foi concretizado na noite desta quarta-feira, 28, com o lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais de Brusque. O evento reuniu professores, autoridades e comunidade no Auditório da Faculdade São Luiz em um momento de celebração pela conclusão do trabalho,  desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos por profissionais ligados à Secretaria de Educação de Brusque e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

A publicação traça parâmetros para as atividades na rede municipal de ensino e norteará o trabalho orientando todos os professores com a construção de um currículo mínimo por disciplina. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Paulo Eccel, que ressaltou a importância do documento e de todo seu processo de construção. “Esse trabalho dará um novo significado às atividades desenvolvidas em sala de aula e às vidas dos alunos”, acrescentou.

Com 226 páginas, o livro foi editado pela equipe da Prefeitura de Brusque sob o olhar cuidadoso da diretora geral da Secretaria de Educação, Gracielle Boing Lyra. “A construção do currículo mínimo visa ser referência para todas as escolas com finalidade de orientar de forma clara objetiva os itens que não podem faltar no processo de ensino/aprendizagem”, explicou. Na oportunidade, a diretora também apresentou a metodologia utilizada na confecção da obra.

A secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, confessou estar emocionada com o momento e lembrou a trajetória dos profissionais envolvidos na elaboração do livro. Gleusa ainda citou os diversos investimentos realizados pela Prefeitura de Brusque na realização de formações continuadas e capacitações para os educadores do município. “O sentimento é de dever cumprido. Estamos colocando Brusque como referência para todo o País na elaboração de uma educação de qualidade”.

Livro
As Diretrizes Curriculares Municipais contemplam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental com orientações para os profissionais em todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem, do Berçário ao 9° Ano.  Sua construção iniciou em 2009 com a revisão da proposta curricular existente e envolveu toda a rede municipal de ensino.

Primeiramente, a equipe da Secretaria de Educação realizou um estudo com os coordenadores das unidades de ensino, que também debateram o assunto com os professores. Foram desenvolvidas linhas de discussão com grupos por disciplinas e por áreas como Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Paralelamente ao processo de construção do texto com a equipe da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação trouxe para Brusque profissionais renomados que ministraram formações continuadas para os professores e contribuíram para elaboração das Diretrizes Curriculares Municipais. Entre os palestrantes estiveram nomes como Gabriel de Andrade Junqueira, Celso dos Santos Vasconcellos e Emília Cipriano Sanches.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Leitura: “A Lagarta Comilona”

Minha Família....poemas produzidos pelos alunos do 5º ano.