Palestra TDAH, com a Neuropediatra Dr. Mayara
Transtorno
do déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH)
Repasse Palestra dia 19 de setembro 2018
Dr. Mayara Cantalice Vogel da Silva.
Dr. Mayara Cantalice Vogel da Silva.
INTRODUÇÃO:
TDAH
(hiperatividade) X agitação não são sinônimos!
A agitação não
significa um transtorno e pode somente ser um perfil de
personalidade.
O TDAH Não resulta
de má educação, falta de limites, perda de oportunidades, abandono
afetivo ou lares desajustados.
Não Resulta de uma
sociedade hiperativa, informatizada.
IMPORTÂNCIA:
O TDAH é um
Transtorno que leva a problemas:
Problemas sociais,
afetivos, de autoimagem,
Ansiedade,
dificuldades de relacionamentos, impulsividade.
CONSEQUÊNCIAS:
Mais desavenças
familiares,
Mais exposições a
acidentes,
Risco maior de
gravidez na adolescência, abuso de substâncias,
Separação
conjugal, abandono afetivo.
ETIOLOGIA:
Apesar do grande
número de estudos já realizados, as causas precisas do TDAH ainda
não são conhecidas.
MULTIFATORIAL:
Influência de
fatores genéticos e ambientais.
DIAGNÓSTICO:
É Clínico !!!
Não há um marcador
biológico definido
O TDAH é um
problema que se identifica pela observação do comportamento, da
cognição e do rendimento em situações sociais, afetivas e
acadêmicas.
Critérios
diagnósticos: DSM – 5 ( Livro de códigos internacional de
doenças)
Escalas de
avaliação: SNAP IV ( Questionários que avalia o comportamento da
pessoa)
Tríade: desatenção,
hiperatividade e impulsividade.
ITENS
IMPORTANTES:
Normalmente,
crianças com TDAH apresentam uma história de vida desde a idade
pré-escolar.
Para o diagnóstico
de TDAH, é fundamental ter pelo menos seis dos sintomas de
desatenção e/ou seis dos sintomas de hiperatividade/impulsividade.
Persistência dos
sintomas em vários locais e ao longo do tempo.
Sintomas que ocorrem
apenas em casa ou somente na escola devem alertar o clínico para a
possibilidade de que possam ser apenas sintomas de uma situação
familiar caótica ou de uma metodologia em sala de aula inadequada.
TIPOS:
O DSM- IV subdivide
o TDAH em três tipos, quais sejam:
TDAH com predomínio
de sintomas de desatenção (20-30%)
TDAH com predomínio
de sintomas de hiperatividade/impulsividade (15%)
TDAH combinado (50 –
75%)
COMORBIDADES:
Há uma alta
prevalência de comorbidades no TDAH:
Transtorno de
conduta e TOD (30 a 50%)
Depressão (15 a
20%)
Transtornos de
ansiedade (25%)
Transtornos de
aprendizagem (10 a 25 %)
DICAS PARA OS
PROFESSORES:
1- Estabeleça
rotinas
2- Crie as regras da
sala de aula
3- Agenda
escola/casa
4- Sentar na frente
na sala de aula:
5- Matérias mais
difíceis no início da aula:
6- Pausas regulares:
7- Ensine técnicas
de organização e estudo:
8- “Tempo extra”
para responder ás perguntas
9- Questione sobre
dúvidas em sala de aula:
10- Estimule e
elogie:
11- Premie o bom
comportamento em sala de aula:
12- Traga a aula
para o dia a dia do aluno
13- Seja simpático:
14- Dividir
trabalhos por partes:
15- Agenda e lista
de atividades diárias:
16- Leitura sobre os
transtornos comportamentais
17- Seja assertivo:
18- Esteja alerta e
antecipe problemas:
19- Faça contato
visual
20- Utilize a
internet:
21- Estimule a
prática de esportes:
SUGESTÃO DE
PREMIAÇÕES ESCOLARES:
- Ser o “ajudante”
do professor;
- Apagar o quadro;
- Escrever no
quadro;
- Buscar equipamento
para a aula;
- Sair para beber
água;
- Ponto positivo na
média;
- Elogio verbal;
- Elogio no caderno;
- Elogio no caderno
de comunicação com os pais.
ESTRATÉGIAS PARA
ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA:
- Acenda e apague as
luzes da sala de aula;
- Diga frases do
tipo: “Atenção, todo mundo!”, “Vamos lá, turma!”;
- Bata palmas;
- Utilize giz ou
marcadores coloridos no quadro;
- Faça contato
visual durante todo o tempo com os alunos, especialmente com os mais
desatentos.
- Utilize recursos
multimídia, como computadores, retroprojetores, vídeos, músicas e
internet.
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