PROJETO ÁRVORE DE CEDRINHO E SEUS VALORES 2016
Estamos
em 2016 e com ele novos desafios para a continuidade do
desenvolvimento do Projeto Arvore de Cedrinho e seus Valores. Temos
nesse momento repensado bastante junto à comunidade escolar quebrar
velhos paradigmas e restabelecer novas relações nesse processo de
reformulação do projeto valores. Já temos uma caminhada iniciada
no ano de 2013, com muitos acertos e também erros que fizeram parte
deste processo, mas temos consciência que na vida tudo é assim
desta forma. Isso nos possibilitou ter experiências em relação a
este projeto de valores compreendendo que é impossível nos dias de
turbulência que vivemos conceber a educação em um formato isolado,
principalmente nos dias atuais em que a família apresenta
configurações e realidades distintas e que vive hoje sem dúvidas
um momento de perda nas relações e princípios morais. Não o falso
moralismo que tanto vivenciamos através das relações sociais, mas
princípios humanos, de respeito e amor e comprometimento. Diante
deste quadro nosso projeto terá a partir deste ano um novo formato
que será seguido a partir das experiências adquiridas e do Programa
CINCO MINUTOS DE
VALORES HUMANOS. Este
programa alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma
conquista espiritual da personalidade, mudando o ambiente
no entorno do ser e dos seus semelhantes e, assim, mudando o mundo.
Dessa conquista viria, paulatinamente, a saúde mental, espiritual,
emocional e física. A ideia deste programa surgiu da necessidade de
promover uma interlocução entre professores e alunos do Ensino
Fundamental acerca dos valores humanos, na tentativa de possibilitar
a formação de seres novos e renovados, contribuintes da construção
de um mundo melhor com homens e mulheres mais conscientes do seu
papel no planeta. Este programa será desenvolvido nas turmas do 4°
e 5° ano matutino e vespertino, sendo que nas demais turmas da
educação infantil ao 3° ano serão desenvolvidas atividades com os
personagens Teófilo, Barnabé e Valentina que buscam através destes
desenvolver lições de valores, com narrativas e diálogos que vão
tomando corpo, ativando a sensibilidade das crianças e desenvolvendo
novas abordagens cognitivas voltadas para questões morais.Os
resultados esperados em nossos educandos:
- Melhora nas aptidões cognitivas sociais;
- Mais positiva atmosfera na sala de aula;
- Tolerância a frustração;
- Aptidões sociais assertivas;
- Orientações de tarefas;
- Aptidões com colegas;
- Partilha;
- Sociabilidade;
- Autocontrole;
- Redução de ansiedade
EQUIPE ESCOLAR
Comentários
Postar um comentário