Caderno Digital
ALFABETIZAÇÃO
ATRAVÉS DO CADERNO DIGITAL
PARA
APROVEITAR MELHOR A SALA PEDAGÓGICA INFORMATIZADA DA ESCOLA, TIVEMOS A IDEIA
DE TRABALHAR A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DE UM CADERNO DIGITAL.
TODAS
AS SEMANAS, OS ALUNOS DO 1º ANO, JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS DE
SALA E A PROFESSORA DA SALA INFORMATIZADA, PREPARAM A AULA PARA SER DIGITADA NO
CADERNO DIGITAL.
CADA
AULA É PENSADA DENTRO DO PLANEJAMENTO SEMANAL, SENDO EXPLORADO A
ORALIDADE DAS CRIANÇAS, O VISUAL E O MANUSEIO DA DIGITAÇÃO, A FIM
DE CONHECER, MELHORAR E APERFEIÇOAR A PRÁTICA DA INFORMÁTICA NO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
PARA
MUITAS CRIANÇAS O COMPUTADOR É UMA FERRAMENTA AINDA
DESCONHECIDA E PARA OUTRAS SERVE PARA BRINCAR E JOGAR. NOSSO
OBJETIVO É QUE ELAS VENHAM PARA ESSA SALA A FIM DE CONHECER O
COMPUTADOR, SABER MANUSEÁ-LO E PRINCIPALMENTE, QUE SE FAMILIARIZE
COM AS LETRAS, NÚMEROS E SÍMBOLOS ATRAVÉS DE UM NOVO MEIO DE
ESCREVER.
SABEMOS
DAS DIFICULDADES QUE ENCONTRAREMOS, MAS TAMBÉM SABEMOS DAS
POTENCIALIDADES E CAPACIDADES QUE CADA CRIANÇA TRÁS CONSIGO E DA
CURIOSIDADE EM QUE DEMONSTRAM EM CONHECER MAIS E MAIS.
ISSO É
O QUE NOS ESTIMULA A BUSCAR INCANSAVELMENTE MEIOS PARA QUE POSSAM
FLORESCER E QUE CONSIGAM ATINGIR O SEU BRILHO NATURAL.
NOSSA
PRIMEIRA AULA, FOI BEM INTERESSANTE, AS CRIANÇAS FICARAM BEM
AGITADAS, QUERIAM LOGO MEXER NAS TECLAS E MUITAS FICAVAM OLHANDO COMO
SE FOSSE ALGO MUITO ESTRANHO A SEU VER.
FIZEMOS
UMA APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO, DOS COMPUTADORES E DOS COMPONENTES QUE
IRÍAMOS USAR A PARTIR DAQUELE MOMENTO. A PARTIR DAI, TRABALHAMOS
COM O SOM C, OS SONS DE CADA PALAVRA NO COLETIVO, ESCREVEMOS
PRIMEIRO NO QUADRO BRANCO, CONTAMOS O NUMERO DE LETRAS, A QUANTIDADE
DE LETRAS, VOGAIS, CONSOANTES, LEITURA COLETIVA E DEPOIS CADA CRIANÇA
DIGITOU SUA PRIMEIRA PÁGINA DO CADERNO DIGITAL, COM O EDITOR DE
TEXTO BrOffice.
Comentários
Postar um comentário